Ai, ai… viajar é bom demais, né? E contar sobre a viagem e planejar as próximas também é muito bacana! E como tem uma galera pedindo dicas e querendo saber como foi a viagem que eu e meu namorado Manuel, fizemos pra Portugal (em maio de 2016), resolvi contar aqui no blog um tiquinho da nossa primeira road trip! (aê, desencantamos e fomos parar nas “zoropa”!) 😀
Mas já vou avisando: pra contar tudo (ou quase tudo, rs) o que rolou, será um processo meio lento, em verdadeiras doses homeopáticas (haja assunto, viu!).
Aliás, pra ser bem sincera, nem eu sei por onde começar. Vimos tanta coisa legal, que dá vontade de compartilhar tudo ao mesmo tempo.
Maaaas já que vou começar por algum lugar, acho que falar um pouco sobre alguns pontos do planejamento e a chegada em Lisboa já é um bom começo, né?
Nos quesitos grandes viagens internacionais, Europa e Portugal, somos marinheiros de primeira viagem e um pouco doidos (afinal o nosso orçamento era bem reduzido: nada de luxo), mas já que o pessoal quer saber e também por tudo o que vimos e vivenciamos por lá, acredito que temos boas dicas pra passar adiante.
Então, chega de lero-lero e vamos ao que interessa!
Planejando a road trip
Primeiro de tudo: faz TODA diferença conversar com quem conhece o lugar pra onde você quer ir! No nosso caso, quem fez a diferença foi a Jú (valeu de novo, parça!), que deu vááárias dicas de passeios, esquemas de aluguel de carro, passagens e outros toques que sem eles, com certeza iríamos nos estrepar (coisa de novato, rs). Inclusive, algumas dessas dicas que usamos e abusamos, estarão compartilhadas aqui.
Depois de bater um papo com quem conhece o lugar, é hora de definir a época, o roteiro da viagem e quantos dias de hospedagem em cada lugar.
Nós decidimos que iríamos em maio para Portugal, pois é primavera, chove pouco, o clima é mais ameno (sem o calor exaustivo do verão e o frio intenso do outono-inverno europeu), e lóóógico: porque é baixa temporada e os hotéis, airbnb e hostels da vida ficariam beeem mais em conta, assim como o aluguel de carro (oooopaaaa! viagem de baixo custo, lembra?). 😛
Só que nem tudo saiu como o planejado. A chuva veio e pegou todo mundo de surpresa: nós e os portugueses, que também não esperavam tanta chuva nessa época do ano. Mas beleza, o bom dessa reviravolta do clima é que até neve nós pegamos (surreal nessa época)!
Mas voltando ao planejamento… datas de ida e volta definidas (chegamos e partimos por Lisboa), passagens aéreas reservadas (nessa parte é sempre importante pesquisar as promoções, usar milhas – se tiver – e reservar as passagens com antecedência de 3 a 5 meses pelo menos). Isso tudo resolvido, chegou a hora de acertar o roteiro e caçar acomodações. O resumo do nosso roteiro foi esse:
7 a 10/5 em Lisboa
10 a 12/5 no Algarve
12 a 13/5 em Évora
13 a 14/5 na Serra da Estrela
14 a 17/5 no Lageal
17 a 18/5 em Braga
18 a 20/5 no Porto
20 a 21/5 em Óbidos
21 a 22 em Lisboa
Depois que fizemos as reservas (vou falar sobre cada uma nos próximos posts) e acertamos os horários de check-in e check-out, começamos a planejar (mais ou menos) o que gostaríamos de ver em cada lugar, os horários de funcionamento dos castelos, museus, quintas, vinícolas e regiões próximas as que estaríamos hospedados para visitar na passagem entre uma cidade e outra, lembrando também dos locais que poderíamos visitar num bate-volta super tranquilo.
Como a nossa viagem era relativamente curta para tantas regiões, optamos por reservar poucos passeios com antecedência e deixar alguns momentos livres para descobrirmos as coisas por lá. E também pra não virar aquela viagem chata com tempo cronometrado pra cada passo.
Nos posts futuros, sobre os passeios, eu explico melhor essa parte da reserva antecipada e outros detalhes pra economizar pagando o passeio na hora ou com antecedência.
Outra parte importante do planejamento de uma road trip é definir a locação do carro, pesquisar locadoras e modelos mais em conta e acertar antes no cartão de crédito. Assim você paga mais barato e ainda garante mais limite no cartão para os dias em que estiver fora. Mas essa parte do aluguel do carro, eu vou deixar pro Manuel contar (acho que é a parte da viagem que mais fez brilhar os olhinhos dele). O que posso adiantar: nos primeiros dias em Lisboa ficamos sem carro e não nos arrependemos nem um pouco por isso. Pegamos o carro somente no dia em que saímos de Lisboa para partir pro Algarve e outras regiões.
Em Lisboa, optamos pelo LisboaCard, um cartão de transporte público que permite a circulação grátis de metro (metrô), autocarros (ônibus), eléctricos (“trenzinhos”), elevadores da Carris e as linhas de trens para Sintra e Cascais. Além disso, o LisboaCard dá acesso gratuito em vários pontos turísticos e 10 a 50% de desconto em outros.
Nos próximos posts eu também vou dar mais detalhes sobre o LisboaCard e o PortoCard. Sim! No Porto também rodamos só de transporte público e deixamos o carro “repousando” na garagem. 😉
Eu ia falar também sobre a nossa chegada em Lisboa, mas agora notei que esse post já está enorme e resolvi abortar a missão e deixar para o próximo! Até porque a chegada foi bem bizarra e tem algumas dicas a mais do que fazer logo que você pisa no aeroporto, então acho que merece um outro post só pra isso.
Bom, pintou alguma dúvida ou curiosidade sobre o que abordei nesse post ou sobre alguma região do nosso roteiro? Pode mandar aqui nos comentários (ou no meu e-mail pessoal raquelsouza.souza@gmail.com)! Vamos curtir pacas responder!
E se gostou ou não do post, pode comentar também, é sempre bom saber!
Um beijo! =*
Muito bom! Eu realmente fico muito feliz que vocês tenham aproveitado bem a estada em Portugal! A propósito, ainda que eu nunca tenha feito uma viagem internacional (em futuro próximo eu espero rs) foi divertido e prazeroso acompanhar suas andanças pelas “zoropa” (como você gosta de dizer rs). Parabéns pelo blog! Ah… não esquece: queremos mais posts e mais imagens! heheh
Um abraço pra você e pro Manuel!
Oi Robson! Que bom que gostou das nossas andanças!
O tempo tá corrido, mas com certeza postarei mais dicas e fotos!
Abraços!!! 😉
Sempre arrasando nas postagens! Impossível não vir aqui antes de viajar… posts muito esclarecedores e bem escritos.
sucesso. beijooo!
Valeu, Jaque!!! Por esses dias eu conto mais da viagem aqui!
Beijooo!
=*